10 Nov

«Algarve + Sustentável» já realizou oficinas para empresários e atividades de natureza para escolas

Foi em prol de um turismo mais consciente, ecológico e sustentável que a Bienal de Turismo de Natureza (BTN) e a Algarve Nature Fest (ANF), dois dos mais reconhecidos eventos sobre turismo de natureza do Algarve, se juntaram num evento único, o “Algarve + Sustentável”, organizado pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, Turismo do Algarve com o apoio do Município de Aljezur, sendo cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020.
Após a inauguração no passado dia 22 de outubro, foi tempo de passar à ação.
Considerado como o maior evento de valorização do património natural e de divulgação do turismo de natureza, foram realizadas em outubro, duas oficinas de conhecimento direcionadas aos empresários, profissionais e demais stakeholders de turismo. No dia 26, Filipa Vinha da Milestones dinamizou a oficina de turismo de natureza & marketing, a 29, Orlando Paraíba, da Ena – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida foi o responsável pela oficina de eficiência hídrica e energética.
Nas palavras de Filipa Vinha, os case studies foram os momentos mais interessantes para os participantes “pois viram a materialização de vários projetos, nomeadamente alguns que lhes são familiares, podendo verificar que é possível trabalhar, em cada e qualquer projeto, fatores diferenciadores” tão importantes na estratégia de marketing e na “diferenciação de produto, indo ao encontro da economia das experiências.”
Já a 5 de novembro, sensibilizou-se o público estudantil dos 5º e 6º anos das escolas do agrupamento de Aljezur para o património natural e cultural da região. As atividades passaram pela observação de cetáceos, promovida pela Seafaris, observação de aves, promovida pela Associação Vita Nativa, observação de flora e paisagem, promovida pela Walkin Sagres, passeio com burros e oficina de artes e ofícios, promovida pela Burros & Artes e um passeio cultural dinamizado pelo Município de Aljezur e a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.
No próximo dia 26 de novembro, encerra-se a primeira fase deste evento com um debate que espera reunir profissionais e público em geral para partilhar vivências, conhecimento, estratégias e opiniões sobre dois dos principais vetores do Plano Turismo + Sustentável 20-23, do Turismo de Portugal: estruturar uma oferta cada vez mais sustentável e qualificar agentes do setor. A participação é livre, mas sujeita a inscrição através do site do evento.
Depois deste debate o Algarve + Sustentável “vai de férias” até março de 2022, altura em que decorrerá a segunda das três fases do evento – a terceira fase será entre outubro e novembro – cujo programa será divulgado logo que esteja fechado.