17 Nov

Conheça as intervenientes do painel do Eixo I no debate Algarve + Sustentável.

Moderação: Manuela Rosa, Universidade do Algarve (UAlg)

É professora coordenadora no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve da área científica de Planeamento e Arquitetura.

É investigadora no Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar onde desenvolve pesquisa em Mobilidade Sustentável e Inclusiva.

Desde 2015 dinamiza um Ciclo de Conferências em Turismo Acessível.

Maria José Nunes, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) – Que Economia Circular para o Algarve?

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, em 1986, com Pós-Graduação em Urbanismo e Direito da Construção no Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Exerce funções na Administração Pública desde 1987, inicialmente na área do licenciamento industrial, mas diversificando amplamente a sua área de atuação ao integrar a ex-Direção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território em 1994, integrada posteriormente na CCDR Algarve, em 2008. Exerce funções de Diretora de Serviços de Ambiente e a sua atividade profissional abrange áreas tão diversificadas como a gestão de resíduos, o licenciamento único de ambiente, o sistema de indústria responsável, a qualidade do ar, a avaliação de impacte ambiental e a Economia Circular, entre outros.

Daniela Serrão, Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável no Algarve

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior Agrária de Beja, em 2008.

Desempenhou funções de técnica superior e coordenadora da Unidade de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal de Mora (Distrito de Évora) de 2008 a março de 2017, com principal incidência nas áreas de gestão dos sistemas de abastecimento de águas e saneamento, gestão de resíduos, Sistema de Informação Geográfica Municipal e Sistema de Gestão Integrado (Normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000).

Em abril de 2017 iniciou funções na AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve na área da Mobilidade e Transportes, destacando-se o processo de contratualização do serviço público de transporte rodoviário do Algarve e a participação no projeto de cooperação internacional Atlantic On Bike.

Nélia Guerreiro, Accessible Portugal – Projeto Algarve For All – Turismo Acessível e Inclusão Social

Tem formação superior em Gestão Hoteleira da Universidade do Algarve. Na sua experiência profissional, passou por técnica hoteleira na área de alojamentos e atendimento ao público, pela gestão de propriedades e condomínios, formação profissional e auditorias de qualidade.

Lema de vida: “Viver em prol do bem comum – o bem de Todos.”

Aura Fraga, Associação Vicentina – Projeto Turismo Fora d’Horas

Presidente da Direção da Associação Vicentina desde 2015. Licenciada em Psicologia, pós-graduada em Administração Pública e Desenvolvimento Regional na Perspetiva da CE, U. Évora, e especialista em Psicologia Comunitária, OPP. Apresenta um percurso profissional relacionado com processos de desenvolvimento rural/local no Alentejo e, desde 1998, no Algarve: Formação Profissional, Educação de Adultos, Desenvolvimento Social, Psicologia Educacional, Turismo de Natureza. Coordenou projetos que desenvolveram produtos inovadores: novos perfis profissionais e perfis curriculares na área do Turismo de Natureza, Manual do Investidor em Turismo de Natureza e BTN Algarve´14. Atualmente é Coordenadora dos DLBC Rural e Urbanos, Rede Regional de Mercados Locais e BTN Algarve´19. Integrou, em diversos períodos, os Órgãos Sociais da Vicentina.