23 Nov

Conheça as intervenientes do painel do Eixo II no debate Algarve + Sustentável.

Moderação: Manuela Rosa, Universidade do Algarve (UAlg)

É professora coordenadora no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve da área científica de Planeamento e Arquitetura.

É investigadora no Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar onde desenvolve pesquisa em Mobilidade Sustentável e Inclusiva.

Desde 2015 dinamiza um Ciclo de Conferências em Turismo Acessível.

Magda Martins, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) – Contributo da oferta formativa para a qualificação da oferta turística

É licenciada em Ramo de Formação Educacional em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses. Enquanto profissional, lecionou em diversas escolas a disciplina de Português (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), inclusive Português Língua Não Materna para estrangeiros. Também ensinou e acompanhou jovens com deficiência mental e intelectual durante seis anos. Atualmente ocupa o cargo de Assessora de Formação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

Antónia Correia, UAlg – Os Recursos Humanos no centro do desenvolvimento sustentável

Licenciada Gestão, pela Universidade do Algarve, mestre em Gestão pelo ISEG – Lisboa School of Economics & Management e doutorada em Economia Aplicada pela Universidade do Algarve, onde fez, posteriormente, a sua agregação sobre o tema da Economia do Turismo. Nos últimos 20 anos, tem desenvolvido uma vasta carreira no âmbito da docência universitária e na investigação aplicada às áreas do Turismo e da Hospitalidade e está afiliada no CEFAGE – Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia. Atualmente, é Professora na Universidade do Algarve e co-fundadora e Presidente executiva da Associação KIPt Inovação e Turismo.

Alexandra Gonçalves, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo do Algarve/UAlg – O Algarve e a Formação Superior em Turismo por um Algarve + sustentável: Ações e Estratégias

Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves é Professora Adjunta da Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, onde leciona desde 1997. É investigadora Integrada do CinTURS – Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being para as áreas do Turismo, Território, Património, Gestão Cultural, Eventos e Indústrias Criativas. É doutorada em Turismo pela Universidade de Évora (2013), Mestre em Gestão Cultural – com especialização em Património Cultural pela Universidade do Algarve (cooperação com Universidade de Paris-8, Sorbonne) (2002), Pós-graduada em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2016), Licenciada em Marketing (1997).

Desempenhou cargo de Diretora Regional de Cultura do Algarve de 16 de dezembro de 2013 a 15 de dezembro de 2018; foi vereadora da Câmara Municipal de Faro entre outubro de 2009 e outubro de 2013, com os pelouros da cultura, do turismo, da ação social, da economia e da saúde.

Possui investigação desenvolvida e publicada nas áreas da experiência turística e cultural, no turismo cultural e criativo, na gestão do património cultural e dos museus, na avaliação de eventos, entre outros.

É neste momento a investigadora responsável da Universidade do Algarve do Projeto Internacional IHeritage – ICT Mediterranean platform for UNESCO cultural heritage, iHERITAGE, B_A.2.1_0056 (2020-2023); foi a coordenadora regional e investigadora responsável do Projeto de investigação financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia CREATOUR- Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas (2016-2020). Faz parte da equipa de investigadores de vários projetos na área do Turismo, Cultura e Sustentabilidade, e de outros projetos nas áreas das indústrias criativas e empreendedorismo. Encontra-se a coordenar a equipa que está a desenvolver o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing para o concelho de Tavira, bem como, a do Estudo para o Núcleo Museológico da antiga Tipografia União para o Município de Faro.

Desde 30 de outubro de 2019 é a Diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.

Marta Cabral, Rota Vicentina – Turismo Responsável na Rota Vicentina – Curso para Guias Locais

Nasceu em 1975 e é licenciada em Organização e Gestão de Empresas, área vocacional de Marketing, pelo ISCTE.

Iniciou a sua actividade profissional em 1998 com um estágio na FIEMG, em Belo Horizonte, Minas Gerais e trabalhou durante 3 anos na Parque Expo 98, como Assessora de Marketing do Presidente do Conselho de Administração e também como técnica da área de Cultura e Lazer. Em 2003 mudou-se para Aljezur e ficou encarregue da gestão da recém criada Associação Casas Brancas.

Desde 2008 coordena o desenvolvimento do projecto Rota Vicentina, foi co-fundadora da Assocação Rota Vicentina e assumiu o cargo de Presidente da Direcção em 2013. Destaque para a rede de percursos pedestres e cicláveis e também pela introdução da oferta de actividades de natureza e cultura em articulação com a comunidade local, para além de vários projectos de sensibilização ambiental e social.