10 Nov

Debate encerra 1ª fase do evento Algarve + Sustentável

Desde o lançamento, a 22 de Outubro, forma promovidas oficinas e ações de sensibilização

Um debate sobre como estruturar uma oferta cada vez mais sustentável e como qualificar agentes do setor do turismo, dois dos principais vetores do Plano Turismo + Sustentável 20-23, do Turismo de Portugal, é a próxima sugestão do evento “Algarve + Sustentável”, marcada para 26 de Novembro, na Praia de Monte Clérigo, em Aljezur.

Esta atividade vai marcar o final da 1ª fase desta nova iniciativa, que começou a 22 de Outubro e surge da junção da Bienal de Turismo de Natureza, promovida pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, e do Algarve Nature Fest, organizado pela Região de Turismo do Algarve (RTA).

A participação é livre, mas sujeita a inscrição, através deste link.

Até agora, e desde a apresentação do evento, no dia 22, aquele que, segundo a organização, é o «maior evento de valorização do património natural e de divulgação do turismo de natureza», promoveu a realização de duas oficinas de conhecimento «direcionadas aos empresários, profissionais e demais stakeholders de turismo».

No dia 26, Filipa Vinha, da Milestones, dinamizou uma oficina de Turismo de Natureza & Marketing. A 29 de Outubro, Orlando Paraíba, da Ena – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, foi o responsável pela Oficina de Eficiência Hídrica e Energética.

Segundo Filipa Vinha, os case studies foram os momentos mais interessantes para os participantes, uma vez que lhes permitiu ver «a materialização de vários projetos, nomeadamente alguns que lhes são familiares, podendo verificar que é possível trabalhar, em cada e qualquer projeto, fatores diferenciadores.

Estes fatores são importantes na estratégia de marketing e na «diferenciação de produto, indo ao encontro da economia das experiências».

A 5 de Novembro, decorreu uma ação de sensibilização para o património natural e cultural da região, dirigida ao público estudantil dos 5º e 6º anos das escolas do agrupamento de Aljezur, através da promoção do contacto direto e da aprendizagem de boas práticas.

«As atividades foram muito diversificadas, desde a observação de cetáceos, promovida pela Seafaris, observação de aves, promovida pela Associação Vita Nativa, observação de flora e paisagem, promovida pela Walkin Sagres, passeio com burros e oficina de artes e ofícios, promovida pela Burros & Artes e um passeio cultural dinamizado pelo Município de Aljezur e a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur», segundo a organização do “Algarve + Sustentável”.

Os jovens participantes receberam um kit de explorador, para irem bem preparados para esta aventura.

«Depois deste debate o Algarve + Sustentável “vai de férias” até Março de 2022, altura em que decorrerá a 2ª das três fases do evento – a 3ª fase será entre Outubro e Novembro – cujo programa será divulgado logo que esteja fechado», concluiu a organização do evento.

Foto: Algarve + Sustentável